SEJA BEM VINDO (A)!

Agradeço pela grata visita, espero poder contribuir, através de meus serviços de consultoria e assessoria fitness, na melhoria da sua qualidade de vida, seja de forma presencial e/ou online ou no esclarecimento de suas dúvidas via blog ou instagram.

SITE: www.jonesptrainer.com

INSTAGRAM: @jonesptrainer

E-MAIL: jonesptrainer@gmail.com

TEL. (71) 98154-2972 (whatsapp)



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Caminhada requer tênis adequado

Tênis com solado de borracha com fibra de carbono são mais resistentes para fazer caminhada. (Foto: Alex Araújo/G1 MG)

Caminhar faz bem à saúde e a maioria das pessoas sabe disso. O que muitos desconhecem é que para cada atividade física existe um tênis adequado. O ortopedista e presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte, Ronaldo Lopes Cançado, explicou que, para uma boa caminhada, é preciso procurar um fisioterapeuta ou fisiologista do esporte para realizar um exame chamado biomecânica do pé. “Nele será avaliado como a pessoa pisa. Se a pisada é neutra, para fora ou dentro”, disse Cançado.
Para o especialista, andar com um tênis adequado é fundamental porque diminui o impacto. “Evita, também, a fratura por estresse no osso, e lesões no músculo e tendões”, falou.
Ainda de acordo com ele, a carga excessiva causada pelo movimento natural da caminhada pode causar traumas ortopédicos. “É fundamental que o tênis seja macio para absorver os excessos. Calçados com amortecedores são uma boa alternativa para minimizar os impactos”.
O médico alerta que é preciso ficar atento ao período de validade do tênis. Esse prazo varia de 500 a 800 horas de caminhada. “A mecânica de produção dos tênis é altamente cientifica. Eles são produzidos para absorver mais impactos e menos água”, exemplificou.
Para quem tem excesso de peso, o especialista disse que os calçados precisam ser mais reforçados. A sobrecarga, de acordo com ele, deforma e faz com que o calçado perca a capacidade de absorção de carga.

Descanso

No momento em que a pessoa está em casa, sem fazer o exercício físico, Cançado sugere que elas usem um chinelo com um salto em torno três centímetros de altura. A recomendação é válida para homens e mulheres.

Confortável

Para o educador físico Frederico de Carvalho Martins, o tênis adequado precisa ser confortável e leve, e o caminhante tem de passar por uma análise dos joelhos e tornozelos. “A caminhada e a corrida de rua precisam ser feitas em pista plana. Desníveis podem trazer desestabilização articular”, disse Martins.
Ele fala que correr ou andar descalço não é recomendado para todas as pessoas. “Sedentários e fisicamente ativos têm que caminhar calçados. Só os que têm muito treinamento devem abrir mão do tênis”.
Martins explicou que, antes de caminhar, é necessário que haja orientação médica. Ele recomenda que o horário seja das 6h às 8h e depois das 17h. “O aquecimento em atividades físicas pode alterar a frequência cardíaca e desgastar o corpo”.
Ele ainda recomenda que, antes de começar a andar, a pessoa procure um ortopedista para analisar as articulações do quadril, joelho e tornozelo.
O professor de Educação Física Fernando Antônio Sander disse que o tênis precisa ser leve, ventilado e com tecido em tela. Os emborrachados devem ser evitados porque esquentam muito, de acordo com Sander.
“Calçados velhos e tortos não devem ser usados. O mais novo é o apropriado. O tênis tem que moldar de acordo com as características do pé”, destacou.

Fisioterapeuta

A fisioterapeuta Stela Alves da Silva salienta sobre a importância do calçado adequado na hora de andar. Para ela, cada pessoa tem um jeito de caminhar e, a partir do exame de biomecânica, é possível indicar o calçado mais correto, de forma individual.
Stela reforça a necessidade de usar tênis com amortecedores no calcanhar – com dois a três centímetros de altura – e que tenha o bico ligeiramente elevado, o que evita tropeções. Ainda de acordo com ela, tecidos que facilitam a ventilação também dão mais conforto aos pés.

SITE: www.jonesptrainer.com

INSTAGRAM: @jonesptrainer

E-MAIL: jonesptrainer@gmail.com

TEL. (71) 98154-2972 (whatsapp)


Nenhum comentário:

Postar um comentário