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sexta-feira, 17 de setembro de 2010

10 DICAS PARA DORMIR BEM

1.  Procure dormir sempre nos mesmos horários para disciplinar seu relógio interno.
2.  Evite bebidas alcoólicas à noite. No início, elas ajudam adormecer, mas depois estimulam o cérebro e deixam o sono mais leve. Assim, a pessoa não descansa de forma apropriada.
3.  Não tome café, chá preto e mate até sete horas antes de se deitar. Essas bebidas contém cafeína, substância estimulante do cérebro que pode permanecer no sangue por oito horas.
4.  Controle a vontade de fumar antes de repousar e evite fumar caso perca o sono no meio da noite. A nicotina estimula a atividade dos neurônios.
5.  Não coma alimento gordurosos, pois eles dificultam a digestão.
6.  Evite fazer exercício num período de duas a três horas antes de dormir. A atividade física intensa, mesmo sendo aeróbia, cansa e aumenta a temperatura do corpo, dificultando o repouso. Prefira atividades relaxantes ou de menor intensidade. 
7.  Não tente resolver problemas quando estiver na cama.
8.  Para ler, prefira textos que exijam pouca atenção e sem relação com a sua atividade profissional.
9.  Nunca tome remédio por conta própria. Muitos deles causam dependência e só devem ser usados com indicações médicas.
10.O ambiente do quarto precisa ser silencioso e tranqüilo. Música, só calma e em volume baixo. Também evite o frio ou calor excessivo, televisão ou luzes, porque mantém o estado de alerta.

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