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quinta-feira, 9 de setembro de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE A PERDA DE PESO

  1. O melhor procedimento para reduzir e manter os níveis de gordura corporal é através de modificações comportamentais permanentes: combinação de uma dieta apropriada e um estilo de vida mais ativo;
  2. Dietas radicais, que não incluam os grupos básicos de alimentos e/ou de muito baixo teor calórico, são perigosas para a saúde, além de fazer com que se perca tecido muscular junto com a redução da gordura corporal;
  3. Na realidade menos de 5% das pessoas tem problemas hormonais (glândulas), como hipertireoidismo. A grande maioria dos casos de excesso de peso ou obesidade é decorrente de maus hábitos alimentares e inatividade física;
  4. Saunas, banhos turcos, exercícios em roupas grossas, etc., somente eliminam mais água corporal, a qual deve ser reposta. Fazer exercícios vestindo roupas plásticas para suar mais é PERIGOSO, pois pode causar hipertermia, sendo que a perda de peso aparente decorre da desidratação, e não da perda de gordura;
  5. Exercício físicos moderados NÃO aumentam o apetite a ponto de reduzir os seus efeitos no controle de peso. Ao contrário, eles tendem a diminuir o apetite, além de manter elevado o metabolismo corporal por até várias horas após a cessação da atividade;
  6. A celulite é um tecido composto por células de gordura iguais às demais do corpo. Sua redução, portanto, segue os princípios do emagrecimento geral;
  7. Exercícios "passivos" (massagens, máquinas, etc) não são meios eficazes para a redução da gordura corporal, além de serem procedimentos onerosos;
  8. Para se perder 0,5 kg de gordura, um débito calórico de aproximadamente 3.500 calorias semanalmente deve ocorrer (500 calorias/dia), quer por redução na dieta, ou por queima através de atividades físicas. Para emagrecer sem por em risco a saúde, não se deve perder mais do que 1 kg de peso por semana;
  9. O ideal para quem quer perder gordura é associar exercícios resistidos, principalmente para os grandes grupos musculares (para aumentar o percentual de massa muscular coporal), aos exercícios aeróbios com intensidade moderada (para diminuir o percentual de gordura corporal). As atividade devem então ser moderadas em intensidade e praticadas com regularidade de 3 a 6 dias na semana.
  10. Para ter um efeito significante no equilíbrio energético, a atividade física deveria gerar um gasto extra de energia de aproximadamente 190-240 kcal por dia. Isto equivale a caminhar 3,2 a 4,8 km, o que pode ser feito de uma só vez ou em várias vezes por dia;
  11. Vale salientar que um médico, um nutricionista e um professor de educação física devem ser consultados para avaliação diagnóstica, para prescrição de dieta, e para prescrição de exercícios, respectivamente.

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