SEJA BEM VINDO (A)!

Agradeço pela grata visita, espero poder contribuir, através de meus serviços, na melhoria da sua qualidade de vida, seja com a prestação de serviços de forma presencial ou no esclarecimento de suas dúvidas via blog.







segunda-feira, 13 de setembro de 2010

EXERCÍCIOS FÍSICOS NO COMBATE DA OSTEOPOROSE

Ambos, homens e mulheres, sofrem de osteopenia – perda de minerais nos ossos, como resultado do processo de envelhecimento. O osso é um sistema de tecidos ativos e vivos, que se adaptam constantemente às mudanças hormonais, nutrição e estresse físico. A absorção de cálcio pelos ossos tende a diminuir com o passar dos anos, e o resultado é a diminuição da densidade óssea.
Várias pesquisas científicas apontam para os exercícios resistidos e contínuos como um importante fator preventivo deste mal, podendo minimizar ou retardar o processo de osteopenia. Por outro lado, aumentando a massa muscular e o equilíbrio, o exercício também diminui a possibilidade de quedas e conseqüentes fraturas.
Assim, a atividade física é considerada, nos dias atuais, um recurso importantíssimo no combate e revenção da osteoporose. Algumas dicas:

  • Exercícios com carga (musculação, por exemplo) são bastante indicados;
  • Atividades ao ar livre (como uma caminhada) também oferecem vantagens, já que a vitamina D proveniente do sol (antes das 10 horas e após as 16 horas) auxilia a fixação do cálcio pelos ossos;
  • No período pós-menopausa é importante fazer reposição hormonal, prescrita por um endocrinologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário