Ambos, homens e mulheres, sofrem de osteopenia – perda de minerais nos ossos, como resultado do processo de envelhecimento. O osso é um sistema de tecidos ativos e vivos, que se adaptam constantemente às mudanças hormonais, nutrição e estresse físico. A absorção de cálcio pelos ossos tende a diminuir com o passar dos anos, e o resultado é a diminuição da densidade óssea.
Várias pesquisas científicas apontam para os exercícios resistidos e contínuos como um importante fator preventivo deste mal, podendo minimizar ou retardar o processo de osteopenia. Por outro lado, aumentando a massa muscular e o equilíbrio, o exercício também diminui a possibilidade de quedas e consequentes fraturas.
Assim, a atividade física é considerada, nos dias atuais, um recurso importantíssimo no combate e prevenção da osteoporose. Algumas dicas:
- Exercícios com carga (musculação, por exemplo) são bastante indicados;
- Atividades ao ar livre (como uma caminhada) também oferecem vantagens, já que a vitamina D proveniente do sol (antes das 10 horas e após as 16 horas) auxilia a fixação do cálcio pelos ossos;
- No período pós-menopausa é importante fazer reposição hormonal, prescrita por um endocrinologista.
SITE: www.jonesptrainer.com
INSTAGRAM: @jonesptrainer
E-MAIL: jonesptrainer@gmail.com
TEL. (71) 98154-2972 (whatsapp)
Nenhum comentário:
Postar um comentário