SEJA BEM VINDO (A)!

Agradeço pela grata visita, espero poder contribuir, através de meus serviços de consultoria e assessoria fitness, na melhoria da sua qualidade de vida, seja de forma presencial e/ou online ou no esclarecimento de suas dúvidas via blog ou instagram.

SITE: www.jonesptrainer.com

INSTAGRAM: @jonesptrainer

E-MAIL: jonesptrainer@gmail.com

TEL. (71) 98154-2972 (whatsapp)



segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O EXERCÍCIO FÍSICO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER


Vários estudos realizados ultimamente têm apontado para uma relação entre a atividade física regular e a diminuição do risco de câncer de mamas, cólon, pulmão e próstata. Apesar de nem todos os achados serem consistentes e do fato de ser necessária mais pesquisa neste campo, alguns efeitos provocados pelo exercício podem, hipoteticamente, endossar esta possível associação de proteção do organismo.
No caso do câncer de cólon, especificamente, a atividade física constante pode contribuir profilaticamente, uma vez que acelera o tempo de trânsito das fezes pelo intestino, fator que em tese pode diminuir o risco da doença neste órgão. Além disso, o exercício modifica alguns perfis endócrinos e funções antioxidantes do organismo, a composição corporal, e mesmo a atuação do sistema imunológico e, desde que prescrito e realizado da maneira adequada, todas estas modificações podem gerar efeitos positivos, minimizando o risco de contrair um câncer.
O exercício moderado proporciona um reforço para o nível de função imunológica natural e de defesa do hospedeiro que dura por várias horas durante a recuperação, aumentando a atividade das células destruidoras (ou NK, de Natural Killers), que são responsáveis pela primeira linha de defesa do corpo contra várias doenças, vírus e mecanismos tumorais. Por outro lado, alguns estudos mostram que o excesso de treinamento (exercício extenuante ou exaustivo) pode gerar o efeito oposto.
Assim, além de se manter em boa forma e com muito mais disposição, ao praticar atividade física adequadamente, você também pode estar diminuindo o risco de contrair doenças. Procure sempre o bom senso, ou seja, exercitar-se regular e habitualmente, em níveis de intensidade moderada, para fortalecer seu corpo e ganhar mais saúde.

SITE: www.jonesptrainer.com

INSTAGRAM: @jonesptrainer

E-MAIL: jonesptrainer@gmail.com

TEL. (71) 98154-2972 (whatsapp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário