SEJA BEM VINDO (A)!

Agradeço pela grata visita, espero poder contribuir, através de meus serviços de consultoria e assessoria fitness, na melhoria da sua qualidade de vida, seja de forma presencial e/ou online ou no esclarecimento de suas dúvidas via blog ou instagram.

SITE: www.jonesptrainer.com

INSTAGRAM: @jonesptrainer

E-MAIL: jonesptrainer@gmail.com

TEL. (71) 98154-2972 (whatsapp)



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PREVENINDO VARIZES COM EXERCÍCIOS FÍSICOS


Várias pessoas já se sentiram constrangidas em frequentar a academia por possuírem varizes nos membros inferiores, localizadas principalmente na região das pernas. As temidas varizes são inflamações das válvulas e paredes das veias dos membros inferiores.
Essas inflamações têm como principal origem a hereditariedade e podem ser aumentadas pelo sobrepeso e hipocinesia (falta de movimentação). Pessoas que permanecem em pé ou sentadas por muito tempo tem maior chance de desenvolver varizes. Esses posicionamentos não favorecem a circulação sanguínea e o retorno venoso.
Cerca de 70% do sangue encontra-se nos membros inferiores, em condições de repouso. Portanto, para que o sangue retorne ao coração é necessário que as veias impulsionem esse fluido contra a ação da gravidade. A musculatura da panturrilha é a principal responsável por ocasionar o aumento e melhoria desse retorno. Esse grupo muscular é conhecido como coração periférico pelo fato de otimizar a circulação sanguínea quando contraído.
É fundamental que pessoas com pré-disposição genética ao desenvolvimento de varizes pratiquem exercícios físicos periodicamente, com o objetivo de redução e não agravamento desse quadro. O profissional de Educação Física habilitado saberá formular o treinamento ideal para cada indivíduo. Correr, pedalar, praticar musculação e ginástica localizada são alguns exemplos de atividades que podem prevenir o aparecimento das indesejáveis varizes.
Existem exercícios específicos que trabalham isoladamente a musculatura da panturrilha como a flexão plantar sentada ou em pé (ficar na ponta dos dedos e retornar). O fortalecimento desse grupo muscular irá favorecer bastante a circulação sanguínea e a prevenção do surgimento de varizes, sendo uma alternativa viável para melhorar a estética das pernas.
A menos que se tenham complicações severas relacionadas às varizes mais desenvolvidas, que necessitem de tratamentos e cirurgias, o exercício físico bem orientado é um aliado importantíssimo para o combate e prevenção dessa inflamação.

SITE: www.jonesptrainer.com

INSTAGRAM: @jonesptrainer

E-MAIL: jonesptrainer@gmail.com

TEL. (71) 98154-2972 (whatsapp)


7 comentários:

  1. adorei saber sobre varizes ,bastante informativo esse texto ! obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a você! Espero que as informações lhe ajudem no dia a dia!

    ResponderExcluir
  3. fazer jump agrava o aparecimento de varizes?

    ResponderExcluir
  4. olá! vai depender do grau de suas varizes. Caso seja um caso leve pode ser feito sim, contudo deverá realizar exercícios isolados para melhorar a resistencias dos membros inferiores!

    ResponderExcluir
  5. tenho varizes e malho pesado,isso agrava mais o caso???

    ResponderExcluir
  6. Devido ao aumento do fluxo sanguineo, o trabalho de alta intensidade poderá perjudicar sim, mas recomendo que se consulte com um angiologista para analisar mais detalhadamente suas varizes!

    ResponderExcluir